17/03/2015 15:41 - Política
17/03/2015 15:41 - Política
O presidente da Comissão Especial da Reforma Política Constitucional, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), acredita que a reforma ficará centrada nos temas financiamento de campanha e sistema eleitoral para que possa ser aprovada rapidamente.
Maia acredita que há uma resistência grande da sociedade à proposta elaborada por entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil e Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. E citou especificamente a votação para deputados em listas elaboradas pelos partidos em vez de nomes específicos como hoje.
O deputado também adiantou que é contrário à coincidência das eleições municipais com as eleições estaduais e federal; mas quer o fim da reeleição.
De qualquer forma, Maia afirma que vai trabalhar para que nenhum tema atrapalhe uma decisão sobre os temas prioritários:
"Eu acho que a gente vai caminhar para discutir sistema eleitoral e financiamento de campanha. Esses são os pontos que geram polêmica, mas que estão na ordem do dia do cidadão. Os outros, a gente deve avançar em alguns, mas sempre com a clareza que alguns dos pontos que não são os dois principais podem acabar gerando a inviabilização dos dois pontos principais. Então vamos concentrar nestes e ver até onde a gente consegue ir. Discutir fim da reeleição, discutir coincidência de mandatos, tudo isso deve ser discutido.. mas que nenhum destes atrapalhe os dois principais porque é aí que a gente tem que chegar em um consenso."
A ideia, segundo Rodrigo Maia, é aprovar o relatório da reforma política até a primeira quinzena de maio.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.