26/11/2014 20:16 - Esportes
26/11/2014 20:16 - Esportes
A Comissão do Esporte realizou nesta quarta-feira (26) audiência pública para debater as dificuldades relacionadas ao esporte de base e à formação de atletas.
A audiência foi realizada em conjunto com a comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, e com a comissão de Constituição e Justiça.
O técnico da Seleção Brasileira de Futebol Sub-20 Alexandre Gallo participou da audiência e mostrou que em outros países as crianças podem participar das categorias de base a partir dos cinco anos.
Alexandre Gallo sugeriu que a Lei Pelé seja alterada para incluir o desporto de formação que poderá ser praticado a partir dos 12 anos. Ele lembrou que, dos 208 países que participam da FIFA, só o Brasil tem uma legislação que proíbe o treinamento de jogadores com menos de 14 anos.
"Pra não chocar tanto nós abaixaríamos de 14 para 12 anos e efetivamente isso ía dar uma condição de trabalho de pelo menos três anos de trabalhos técnicos com os atletas e eles chegariam no Sub 15 já competindo. Hoje, nossos atletas têm que chegar competindo e nós perdemos esse período de formação de detalhes técnicos e táticos de entendimento de futebol que para eles seria muito importante."
O presidente da CCJ, deputado Vicente Candido, do PT de São Paulo, destacou que a comissão já está discutindo as alterações na Lei Pelé e a aprovação do projeto de lei (PL 6753/13) que cria o Programa de Fortalecimento dos Esportes Olímpicos, Proforte, que prevê também a construção de centros de treinamento em diversos lugares do país.
"Estamos construindo um consenso para isso a presença dele ajuda a firmar essa posição. Eu creio que essa Casa não vai negar mudar, estruturar o futebol brasileiro. colocando em sintonia com o mundo."
A legislação atual só permite que um menor seja treinado profissionalmente em um clube a partir dos 14 anos. Com isso, muitos atletas são levados para fora do Brasil para treinar em outros países onde a idade mínima exigida é mais baixa, prejudicando a formação das equipes de base dos clubes brasileiros.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.