08/10/2014 19:38 - Agropecuária
08/10/2014 19:38 - Agropecuária
Levantamento preliminar da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) indica que a bancada ruralista na Câmara dos Deputados saiu fortalecida do último pleito eleitoral (5).
Segundo o estudo, 263 (51%) dos deputados federais eleitos (513) estão ligados ao setor. Desse total, 139 (27%) já são membros da frente parlamentar e foram reeleitos, e 124 (24%) seriam novos deputados ligados à atividade do agrossetor.
Atualmente, a frente tem 205 membros, sendo 191 deputados e 14 senadores. Do total de deputados que são membros da frente, 139 conseguiram a reeleição.
Membro da Frente Parlamentar da Agropecuária, o deputado Alceu Moreira, do PMDB do Rio Grande do Sul, comentou o possível crescimento da bancada e disse que já há um caminho de luta a seguir.
"Nós somos, hoje, vítimas do 'fiscalismo' exacerbado, transformando o produtor, muitas vezes, em um cidadão que fica 'à mercê de algemas'. O que nós queremos é que a Constituição e a legislação digam, com absoluta clareza, o que o cidadão pode fazer."
Alceu Moreira lamentou a não reeleição de alguns deputados que, segundo ele, sempre tiveram uma atuação proativa ligada aos interesses do agronegócio no Congresso Nacional.
"Eu lamento. São companheiros que tinham convívio conosco muito importante e mandatos de grande relevância, mas o povo não os reelegeu e, certamente, reelegeu outros parlamentares que cumpriram também o papel."
No estudo, foram utilizados parâmetros e características dos eleitos a deputado federal que os ligam ao setor de agronegócios. Além disso, os especialistas que conduziram o estudo levaram em conta as "bandeiras do setor", assumidas durante a campanha eleitoral, e o perfil dos eleitos, que, por exemplo, declararam como ocupação a produção rural.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.