06/12/2013 09:00 - Direitos Humanos
06/12/2013 09:00 - Direitos Humanos
A Rádio Senado preparou uma Reportagem Especial sobre a trajetória e o legado do líder sul-africano, Nelson Mandela.
O programa conta a heroica trajetória do ex-presidente, que recebeu o Prêmio Nobel da Paz de 1993 pela luta contra o apartheid, regime de segregação racial mantido pela África do Sul entre 1948 e 1994. Mandela morreu aos 95 anos em Pretória, nesta quinta-feira. Mandela ficou internado de junho a setembro devido a uma infecção pulmonar. Ele deixou o hospital e estava em casa. Morreu às 20h50, no horário local de Pretória – 16h50 do horário brasileiro de verão.
Realizada por Jefferson Dalmoro e Rodrigo Resende, a reportagem “Mandela — de Rolihlahla a Tata”, inclui depoimentos de jornalistas e especialistas em África e também dos senadores Paulo Paim (PT-RS) e Pedro Simon (PMDB-RS).
Rolihlahla é o nome de nascimento de Nelson Mandela. De origem isiXhosa, significa “puxar o galho de uma árvore”, mas coloquialmente é traduzido como encrenqueiro.
Tata, também de origem isiXhosa, significa “pai”, termo pelo qual muitos sul-africanos chamam Mandela, em decorrência da atitude protetora dele para com o povo.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.