27/11/2013 18:31 - Política
27/11/2013 18:31 - Política
A junta médica da Câmara dos Deputados que analisou o deputado licenciado José Genoino, do PT paulista, afirmou nesta quarta-feira (27) que o parlamentar não tem doença grave do coração. Genoino, condenado à prisão em regime semiaberto na ação penal do mensalão, entrou com pedido de aposentadoria por invalidez na Câmara em setembro.
De acordo com o médico cardiologista Luciano Janussi Vacanti, integrante da junta médica que analisou o parlamentar, o estado atual de Genoino não justifica a aposentadoria.
"Para efeito de aposentadoria, a conclusão é que ele, no momento, não é considerado portador de cardiopatia grave, que é uma doença especificada em lei, portanto, ele não tem condição de invalidez permanente."
A junta recomendou que o deputado fique em licença por mais 90 dias, contados a partir dos exames feitos na segunda-feira (25), e depois passe por nova perícia. Segundo os médicos, o paciente poderá ter o seu estado de saúde alterado para melhor ou pior em dois anos e novas perícias podem ser feitas durante esse período.
Segundo Vacanti, apesar de o deputado ter melhorado desde a cirurgia em setembro, ele ainda precisa de cuidados.
"Houve uma evolução satisfatória da cirurgia, mas ele ainda necessita de cuidados especiais médicos do ponto de vista de medicação e maior controle, tanto da pressão arterial quanto da coagulação sanguínea."
No dia 24 de julho, Genoino foi diagnosticado com um problema na aorta. No Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, ele sofreu um entupimento da circulação sanguínea no cérebro e teve alta em 19 de agosto.
Nesta terça-feira (26), outro laudo de cinco cardiologistas da Universidade de Brasília (UnB), realizado a pedido do Supremo Tribunal Federal para decidir sobre o regime prisional do deputado, também afirmou que o problema de Genoino não é grave, mas recomendou que os medicamentos fossem mantidos.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.