27/05/2013 13:29 - Meio Ambiente
27/05/2013 13:29 - Meio Ambiente
A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara debate, nesta terça-feira, os avanços da implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Foram convidados para a audiência pública representantes do setor público e dos empresários.
A lei de 2010 que estabelece a política de resíduos sólidos prevê a implantação da coleta seletiva e o fim dos lixões em todos os municípios até agosto de 2014. Recentemente, em encontro da Câmara dos Deputados, prefeitos de todo o país pediram prazo maior para pôr em prática o que estipula a legislação.
O debate na Câmara vai focar em dois pontos. O primeiro deles é a implantação do sistema de logística reversa, que é dar tratamento ambientalmente adequado aos resíduos de alguns setores produtivos. O segundo ponto é o cumprimento dos planos de gestão por parte da União, dos estados e dos municípios. O deputado Guilherme Campos, do PSD de São Paulo, um dos autores do pedido para a realização da audiência, considera que há demora no cumprimento da lei.
"Está havendo uma demora na aplicação dessa lei pelos diversos setores envolvidos. Nessa demora na aplicação, o Parlamento está produzindo diversos projetos de lei referentes ao tema. Então, nós estamos tendo um descasamento entre aquilo que foi aprovado e precisa ser aplicado e aquilo que está sendo produzido dentro da Casa, causando uma insegurança por parte de todos os setores envolvidos."
Além da realização do debate sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos, o deputado Guilherme Campos sugere a criação de um grupo de trabalho dentro da Comissão de Desenvolvimento Econômico para dar continuidade às discussões a respeito do tema. Ele quer saber como novas proposições legislativas poderão apoiar os instrumentos já em implantação ou encontrar soluções para as dificuldades que vem sendo apontadas pelos setores envolvidos.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.