26/04/2013 19:07 - Política
26/04/2013 19:07 - Política
Índice de Percepção de Cumprimento da Lei, divulgado esta semana, mostra que 82% dos brasileiros acreditam que é fácil desobedecer as leis e 79% da população acha que pode dar um "jeitinho" para não ter que cumprir a lei.
Apesar disso, 80% dos entrevistados acreditam que podem ser punidos se furtarem algum objeto de pequeno valor.
A pesquisa avaliou também o que a população brasileira acha de algumas condutas. A maioria dos entrevistados considera errado, por exemplo, dirigir sob efeito de álcool, jogar lixo nas ruas e estacionar em locais proibidos. Já a compra de produtos piratas foi o item com menor índice de reprovação.
Para a pesquisadora da FGV, Luciana de Oliveira, a pesquisa mostrou que, para os brasileiros, o cumprimento da lei depende de três fatores: o conhecimento da lei, a possibilidade de punição e a reprovação do seu grupo social.
"Quanto mais errada eu acho que é determinada conduta, com menor frequência eu vou realizá-la. A pesquisa abordou essas três formas de justificar a desobediência à lei."
A pesquisa foi realizada pela Fundação Getúlio Vargas entre outubro de 2012 a março de 2013. Foram ouvidas 3,3 mil pessoas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco, Amazonas e no Distrito Federal. A instituição informou que pretende realizar novas pesquisas sobre o tema a cada seis meses.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.