08/04/2013 11:35 - Saúde
08/04/2013 11:35 - Saúde
Audiência pública na Comissão de Seguridade Social discute, nesta terça-feira, as estratégias para combater o alcoolismo entre os adolescentes. A iniciativa da audiência é do deputado Eleuses Paiva, do PSD paulista, baseado em estatísticas oficiais que apontam o consumo de álcool por 9% dos jovens brasileiros menores de idade, pelo menos uma vez por semana. Outro dado mostra que 40% dos alcoólotras começaram a beber antes dos 11 anos de idade. O deputado, que também é médico, ressalta a relação direta entre álcool e outras drogas.
"As drogas que causam vício e dependência química normalmente têm duas portas de entrada: a primeira é na adolescência; e a segunda é o álcool. O álcool é uma droga lícita que acaba sendo a porta de entrada de outras drogas mais pesadas, como a cocaína, o crack, a maconha. Cada vez mais, estamos vendo esse número aumentar principalmente na juventude".
Eleuses Paiva espera que a audiência pública ofereça um quadro mais atualizado dessa situação no Brasil e apresente sugestões efetivas para solucionar o problema. O deputado lembra que o Estatuto da Criança e do Adolescente já proíbe a venda de bebida alcoólica para crianças e adolescentes. A fiscalização, no entanto, é falha. Paiva também vê deficiências no atendimento médico e psicológico dos alcoólotras. Há críticas ainda à propaganda desse tipo de bebida.
"Quando se discute juventude, acho que muito mais do que tratamento e internação, tem que se discutir propostas em termos de estratégia para podermos retirar essa população da possibilidade de dependência química. Temos uma divulgação muito grande nos meios de comunicação. Normalmente, tenta-se ligar o álcool à projeção social, à parte sexual. Eu quero ouvir os especialistas, mas, particularmente, acredito que o nível de propaganda que temos hoje no Brasil deve ser modulado."
A audiência pública na Comissão de Seguridade Social está prevista para às duas e meia da tarde desta terça-feira e vai reunir representantes do Ministério da Saúde, da Associação Brasileira do Estudo do Álcool e outras Drogas, e da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.