06/12/2023 14:30 - Trabalho
06/12/2023 14:30 - Trabalho
AVANÇA O PRIMEIRO PASSO NA CÂMARA O PROJETO QUE BENEFICIA, EM LICITAÇÕES, EMPRESA QUE DESENVOLVA PROGRAMA DE INSERÇÃO DE IDOSOS NO MERCADO DE TRABALHO. O REPÓRTER LUIZ CLÁUDIO CANUTO TEM AS INFORMAÇÕES.
A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou projeto (PL 1405/23) que determina que, em caso de empate em licitação, teria preferência a empresa que tivesse programa de inserção de idosos no mercado de trabalho. Se o empate persistir, seria dada preferência à empresa que tivesse ações de equidade entre homens e mulheres no ambiente de trabalho, entre outras já previstas na lei.
A proposta é do deputado Afonso Motta (PDT-RS), do PDT do Rio Grande do Sul, e muda a nova Lei de Licitações. O relator, deputado Aliel Machado (PV-PR), do PV do Paraná, foi favorável ao texto e diz que a medida aumentaria a reinserção das pessoas idosas no mercado de trabalho ao incentivar a contratação por empresas que participam de licitação.
“Isso vai ajudar muito a cumprir uma meta estabelecida como regra no Estatuto da Pessoa Idosa e ajudará muito para que o mercado de trabalho receba com menos preconceito, com mais ações, e utilize da boa experiência, da experiência vivida que nós temos das pessoas com mais experiência, das pessoas mais idosas, para que elas voltem ao mercado de trabalho.”
O projeto que determina que, em caso de empate em licitação, teria preferência a empresa com programa de inserção de idosos no mercado de trabalho será analisado agora pelas comissões Defesa dos Direitos da Mulher; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça. Em princípio, a proposta não precisa passar pelo Plenário.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Luiz Cláudio Canuto
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.