Painel Eletrônico
João Carlos Bacelar: preços praticados pelas companhias aéreas indicam cartelização
26/08/2025 - 08h00
-
Entrevista - Dep. João Carlos Bacelar (PL-BA)
A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados faz nesta terça-feira (26) audiência pública sobre o extravio e furto de bagagens envolvendo companhias aéreas brasileiras, bem como os preços praticados no mercado aéreo no país.
Em entrevista ao Painel Eletrônico, o autor do pedido para a realização do debate, deputado João Carlos Bacelar (PL-BA), criticou a forma como são calculados os preços das passagens aéreas no Brasil e enfatizou que esses problemas afetam o setor turístico do país.
“O Brasil poderia ser um país pujante, um país extremamente competitivo no mercado internacional, se tivéssemos aqui um mercado mais regulado das companhias aéreas brasileiras. Infelizmente, as companhias cartelizam. Se você pegar um voo entre Brasília e Salvador, por exemplo, para daqui a 15 dias. Pode ver que até as vírgulas são iguais no preço. Horário A, B, C, D; companhia A, B, C, ou seja, isso é um cartel,” disse.
João Carlos Bacelar cobrou também mais fiscalização das autoridades com relação à segurança no transporte das bagagens pelas companhias aéreas, citando casos de extravio e até furto de malas. E mencionou denúncias sobre uma modalidade de furto chamada de “Operação Bisturi”, identificada em aeroportos internacionais como o de Guarulhos, em São Paulo.
“A mala passa no raio X, aí a quadrilha especializada detecta que tem algum produto de valor, tira a mala e faz a Operação Bisturi. Pega um bisturi, abre, tira o cadeado, abre e furta os objetos da mala. Em Guarulhos, que é um hub internacional, onde a maioria dos voos internacionais chega ao Brasil, lá tem um quadro especializado e simplesmente é um faz de conta das companhias, quem jogam a responsabilidade para a operadora aeroportuária, que também terceiriza o serviço para uma outra empresa, que faz todo o processo de retirada de mala da aeronave até colocar a esteira, passar pelo raio X. Ou seja, fica um jogo de empurra e o consumidor pagando,” destacou.
A audiência pública sobre extravio de bagagens e cartel de preços de companhias aéreas na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle tem transmissão pelo canal da Câmara dos Deputados no Youtube. Foram convidados para o debate representantes da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), do Ministério de Portos e Aeroportos, do CADE e do Ministério da Justiça.
Apresentação - Ana Raquel Macedo