Painel Eletrônico

Inscrição para concurso de obras audiovisuais pelo fim da violência contra a mulher termina no dia 4

25/09/2024 - 08h00

  • Entrevista - Servidora Ana Cláudia Lustosa

Termina na sexta-feira da semana que vem (04 de outubro) a inscrição para o concurso da Câmara de obras audiovisuais pelo fim da violência contra a mulher. Inspirado na Lei Maria da Penha, que completa 18 anos, o concurso surgiu em 2012 por iniciativa da Secretaria da Mulher da Casa.
A servidora Ana Cláudia Lustosa, uma das idealizadoras do concurso, lembra que as regras estão em edital (cd.leg.br/Bo8r1mUNAU). Podem participar produtores independentes e os filmes não precisam ser inéditos. Mas devem ter a duração entre 10 e 30 minutos e, como tema, a violência contra a mulher. Os filmes vencedores serão veiculados pela TV Câmara.
Ana Cláudia Lustosa ressalta, no entanto, que é preciso se ater ao tema. Inscrição fora do tema e do tempo delimitado será indeferida, avisa. O participante pode tratar de diversos aspectos da violência contra a mulher: física, sexual, política, psicológica, moral, patrimonial e obstétrica, entre outros.
Ana Cláudia explica que o julgamento será feito por uma comissão composta por servidores da Secretaria da Mulher e da TV Câmara. “Essa comissão reúne especialistas na pauta de gênero e na área de audiovisual”, ressalta. O resultado será divulgado no dia 8 de novembro. E a premiação será em dezembro.
Ana Cláudia diz que o objetivo é promover uma reflexão e uma mudança para que mulheres saiam de uma situação de violência. “O concurso foi pensado nesta compreensão de que a arte pode transformar a sociedade”, diz. “Muitas mulheres nem sabem que sofrem violência porque muitos comportamentos acabam sendo normalizados”. “Quanto mais cedo se identifica essa violência, mais cedo ela pode pedir ajudar e sair deste ciclo”, conclui.
Nesta semana, a TV Câmara exibe uma série de reportagens especiais sobre as diversas violências sofridas pelas mulheres. O objetivo da série é incentivar a participação no concurso, explicando como esta violência ocorre no dia a dia, mesmo que de forma silenciosa e sutil, e ensinando como identificar e denunciar. A série está dividida em 5 capítulos.

Apresentação - Mauro Ceccherini

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo. Mande sua sugestão pelo WhatsApp: (61) 99978.9080.