Minuto da Economia

Contestação Pix

03/10/2025 -

Desde o começo de outubro, os usuários do Pix podem ativar o botão de contestação para reclamar sobre recursos repassados indevidamente.

O botão está nos aplicativos dos bancos e elimina uma eventual necessidade de atendimento pessoal nos casos de golpe, fraude ou coerção.

Quando uma transação for contestada, a informação será repassada para o banco do golpista, que deverá bloquear os recursos em sua conta.

Os bancos envolvidos têm até sete dias para analisar o caso. Se for realmente um golpe, a devolução será feita para a conta da vítima.

3-Beneficiários do bolsa-família não poderão acessar bets

O governo editou norma que impede que beneficiários de programas sociais como bolsa-família e Benefício de Prestação Continuada façam apostas em bets. A determinação foi do Supremo Tribunal Federal.

Para checar os nomes, as bets terão que fazer consultas em um sistema público na abertura de cadastros e na realização do primeiro login do dia.

Os nomes já cadastrados serão verificados até meados de novembro. Se for encontrado algum beneficiário, a conta deverá ser encerrada em até três dias.

O BPC é pago a quase 4 milhões de pessoas e o bolsa-família, a cerca de 19 milhões de famílias.

Apresentação – Silvia Mugnatto

Em um minuto, dicas sobre direitos do consumidor, pagamento de impostos e investimentos.

Diariamente, ao longo da programação.

MAIS CONTEÚDO SOBRE