Kalimba
Rajery e a cítara de Madagascar
06/07/2025 - 14h00
-
Rajery e a cítara de Madagascar - PROGRAMA COMPLETO
-
Rajery e a cítara de Madagascar - BLOCO 1
-
Rajery e a cítara de Madagascar - BLOCO 2
Nesta edição vamos conhecer Rajery, um artista símbolo da música de Madagascar, que une talento e uma história de superação.
Ainda bebê perdeu os dedos da mão direita. Cresceu ouvindo o som da cítara valiha, instrumento nacional de seu país, um tubo de bambu com cordas de aço, tocadas com as duas mãos. Para tocá-la, o jovem Rajery superou sua deficiência e desenvolveu uma técnica que o tornou virtuose do instrumento.
Com 40 anos de carreira e sete álbuns de estúdio, Rajery é também militante social e ambientalista. Com uma movimentada agenda de concertos na África e na Europa, segue divulgando a música de Madagascar ao som da valiha.
PLAYLIST:
- Fahendena
- Faly
- Misahotaka Ny Akama
- Gasikara
- Hanatra
- Marondona
- Zavavy
- Toufoula
- Awal
- 3MA
- Sinanon Saran
- Manden mandinkadenou
Todas as canções compostas por Rajery
Kalimba já está há sete anos no ar pela Rádio Câmara FM 96,9 levando aos ouvintes de Brasília, de todo o Brasil, da África e também do mundo inteiro, pela internet, a música da África contemporânea.
Pesquisa, texto e apresentação: Daniel do Amaral
Trabalhos técnicos: Marinho Magalhães