Câmara é História

A Voz do Brasil: O mais tradicional noticiário de rádio do país (03' 53")

30/04/2006 - 00h00

  • A Voz do Brasil: O mais tradicional noticiário de rádio do país (03' 53")

O mais tradicional noticiário de rádio do país, a "Voz do Brasil" está no ar há 71 anos. As rádios instaladas nas grandes cidades não têm interesse nem transmissores capazes de levar informações para pessoas que moram em locais distantes.

O objetivo é levar informação jornalística diária dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário a todos os cantos do país.

A "Voz" começou a ser veiculada no dia 22 de julho de 1935, no governo de Getúlio Vargas. Sua primeira edição foi apresentada pelo locutor carioca Luiz Jatobá.

Naquele período, chamava-se "Programa Nacional", ganhando depois o nome de "Hora do Brasil". O programa tinha a veiculação obrigatória para todas as emissoras de rádio do país, em rede nacional.

Nos primeiros 25 anos, apenas os atos do Poder Executivo eram divulgados. Este perfil editorial mudou em 1962, quando o Congresso Nacional passou a integrar o noticiário.

Ainda em 1962 o nome do programa muda e passa a se chamar " Voz do Brasil".

"A Agência Nacional numa rede brasileira de radiodifusão apresenta a Voz do Brasil edição matutina, boletim informativo transmitido às sete horas e trinta minutos, horário do Rio de Janeiro."

Em 1995, a "Voz do Brasil" entrou para o Guiness Book, livro de registro dos maiores feitos de pessoas e entidades no mundo, como o programa de rádio mais antigo do Brasil.

O programa "Voz do Brasil" reúne fatos curiosos ao longo dessas décadas. Um deles, foi a transferência da produção do programa, do Rio de Janeiro para Brasília, em 1961.

Há versões de que essa mudança de local não foi só porque o governo estava na nova capital federal, mas também por causa dos recados de última hora do presidente da época Jânio Quadros.

Em 2003, uma "Voz do Brasil" renovada foi ao ar com maior proximidade com o ouvinte e linguagem menos formal.

O Guarani, de Carlos Gomes, música de abertura da Voz, recebeu novas versões em vários ritmos.

Música - O Guarani (instrumental)

A conhecida frase "Em Brasília, dezenove horas" foi substituída por "Sete horas em Brasília".

Atualmente, a "Voz do Brasil" é regulamentada pelo Código Brasileiro de Telecomunicações que diz que as emissoras de radiodifusão, excluídas as de televisão, são obrigadas a retransmitir, diariamente, das dezenove as vinte horas, exceto aos sábados, domingos e feriados, o programa oficial de informações dos Poderes da República.

Eduardo Tramarim

Fatos históricos que tiveram como palco a Câmara dos Deputados