Rádio Câmara

Salão Verde

Lei europeia antidesmatamento: impactos e polêmicas

Lei europeia antidesmatamento: impactos e polêmicas

24/07/2023 - 12h00

  • Lei europeia antidesmatamento: impactos e polêmicas

Salão Verde detalha o Regulamento da União Europeia para Produtos Livres de Desmatamento (EUDR), com plena aplicação prevista para dezembro de 2024. A motivação é ambiental, ligada à contenção das mudanças climáticas. Porém, existem pontos polêmicos e impactos econômicos que podem levar o Brasil e outros países a recorrerem contra a lei europeia na Organização Mundial do Comércio (OMC). As novas regras incidem diretamente sobre mercadorias que representaram 34% das exportações do Brasil para a Europa em 2022. Ambientalistas do governo federal engrossam o coro de críticas à lei europeia vindas de setores econômicos, como agropecuária, indústria e comércio.

Pontos de vista nesta edição: Ignacio Ybáñez, embaixador da União Europeia no Brasil; Raoni Rajão, diretor do departamento de políticas de controle de desmatamento e queimadas do Ministério do Meio Ambiente; Fernando Pimentel, diretor de política comercial do Ministério de Relações Exteriores; Tatiana Prazeres, secretária de comércio exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio; Sueme Andrade, diretora de relações internacionais da Confederação Nacional da Agricultura (CNA); Mário Cardoso, gerente de recursos naturais da Confederação Nacional da Indústria (CNI); e deputado Heitor Schuch (PSB-RS), presidente da Comissão de Indústria e Comércio.

Produção - Lucélia Cristina
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.