Rádio Câmara

Trilha das Artes

André Guerreiro Lopes leva as reflexões taoístas do I Ching para a cena

André Guerreiro Lopes leva as reflexões taoístas do I Ching para a cena

15/07/2023 - 19h00

  • André Guerreiro Lopes e o I Ching (Bloco único)

FOTO (de cena): ALE CATAN

O diretor teatral, cineasta e ator André Guerreiro Lopes, da Cia. paulista Estúdio Lusco-Fusco, acaba de estrear o espetáculo Mutações. Tendo como base as simbologias do I Ching - O livro das mutações, a  montagem faz uma incursão sensível em múltiplas linguagens - teatro, cinema, música e artes plásticas -  e usa os princípios taoístas, parábolas e poemas do livro para refletir sobre a condição humana. A dramaturgia é de Gabriela Mellão e no elenco estão nomes de referência do teatro brasileiro: Luís Melo, Andréia Nhur e Alex Bartelli. André comenta a nova produção ao som das suas sugestões musicais: Boca de forno (Luiz Gonzaga); You don't know me (Caetano Veloso), Força estranha (Caetano Veloso, com Gal Costa) e Quem é cover de quem (Itamar Assumpção).

MAIS SOBRE O ARTISTA

Diretor teatral, ator e cineasta André Guerreiro Lopes explora em seus trabalhos a intersecção de múltiplas linguagens. À frente da Cia. Estúdio Lusco-Fusco há 16 anos, dirigiu espetáculos autorias premiados como Insônia - Titus Macbeth, Tchekhov é um cogumelo, Ilhada em mim – Sylvia Plath, entre outros. Dirigiu longas metragens como o inédito O mel é mais doce que o sangue e SironTempo sobre tela, e curtas como O voo de Tulugaq.

Por cinco anos foi membro do Theatre de l’Ange Fou, companhia de teatro físico sediada em Londres, apresentando-se na Europa, Israel e Brasil, sob direção dos últimos assistentes de Etienne Decroux, Steven Wasson e Corinne Soum. Foi assistente de direção brasileiro do diretor Robert Wilson nos espetáculos A dama do mar e Garrincha. Atua em teatro, TV e cinema, premiado em filmes como A moça do calendário, de Helena Ignez. Foi membro de importantes companhias teatrais paulistas, como o CPT de Antunes Filho e Cia. do Latão.


Produção, Reportagem e Apresentação | André Amaro

O programa mistura música, informação e opinião, além de trazer entrevistas com grandes artistas brasileiros.

Sábado, às 19h, e domingo, às 9h

MAIS CONTEÚDO SOBRE