Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Deputado Aureo Ribeiro comanda o primeiro depoimento à CPI das pirâmides financeiras

12/07/2023 -

  • Entrevista - Dep. Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ)

A partir do depoimento do investigado Glaidson Acácio dos Santos, a comissão parlamentar de inquérito das pirâmides financeiras vai seguir o rastro do dinheiro que teria sido desviado pela sua empresa, a GAS, que prometia retornos de até 10% ao mês aos investidores em bitcoins. O presidente da CPI, deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), acrescenta que o colegiado pretende acompanhar o histórico de movimentação dos perto de R$ 38 bilhões que passaram pela empresa, e também se a companhia tem realmente condições de pagar os R$ 10 bilhões que estão sendo cobrados por seus clientes.

Áureo Ribero lembra que o crime contra o sistema financeiro descoberto e investigado pela Polícia Federal pode motivar o aprimoramento da legislação sobre pirâmides financeiras e golpes com criptomoedas, em complemento ao marco legal das criptomoedas no país, que entrou em vigor recentemente a partir de projeto apresentado pelo próprio parlamentar.

Outra prioridade é o que o parlamentar chamou de aspecto pedagógico dos trabalhos do colegiado, ampliando o conhecimento da população sobre o mercado das criptomoedas. Ele cita, por exemplo, que é necessário saber se a empresa tem registro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e se está autorizada a operar com criptomoedas, e acrescenta que é preciso desconfiar de ofertas com retorno de 10% dos investimentos.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE