Reportagem Especial
Violência Obstétrica - Capítulo 1
12/07/2023 - 09h00
-
Violência Obstétrica - Capítulo 1
Capítulo 1
Uma em cada três mulheres afirmam ter sofrido violência obstétrica em instituições de saúde privada, e esse número é ainda maior no SUS, chegando a 45%, de acordo com a pesquisa “Nascer no Brasil”, da Fiocruz. Em 2023, a Câmara dos Deputados instalou uma comissão especial para investigar e propor soluções para esse tipo de violência.
Entrevistas nesse capítulo: Letícia Benevides, doula; Carmen Zanotto, secretária de Saúde de Santa Catarina; Daphne Rattner, presidente da Rede pela Humanização do Parto e Nascimento; Marcela Montadon, representante do Conselho Federal de Medicina; e a deputada Ana Pimentel (PT-MG).
Negligência no pré-natal e até mesmo intervenções médicas e cirúrgicas durante o parto podem ser consideradas violências e estão diretamente relacionadas com a morte de gestantes. A Comissão Especial debate a relação entre violência obstétrica e os altos índices de morte materna no Brasil.
Por mais que a violência obstétrica não esteja prevista em lei, algumas práticas já são crimes. Mas enxergar uma situação que acontece dentro de um hospital como violência não é tão simples. Durante as várias audiências da Comissão Especial, especialistas e deputados chegaram a um consenso: informação é essencial no combate à violência obstétrica.