Painel Eletrônico
CPI pedida pelo deputado Áureo Ribeiro vai investigar golpes financeiros com criptomoedas
13/06/2023 -
-
Entrevista - Dep. Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ)
Instalada nesta terça-feira, nova comissão parlamentar de inquérito começa a investigar as pirâmides financeiras baseadas em criptomoedas. Autor do pedido para criação do colegiado, o deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ). O principal objetivo da CPI é acompanhar as acusações contra 11 empresas que teriam realizado operações fraudulentas no segmento desde 2019.
O parlamentar avalia que os golpes financeiros lastreados em moedas digitais se apoia no total desconhecimento do brasileiro, que acredita nas garantias de retorno prometidas pelas empresas. Também serão chamados à CPI, segundo ele, representantes das corretoras, que fazem a intermediação das transações.
Áureo Ribeiro também é autor de lei, aprovada no ano passado pelo Congresso Nacional, que regulamenta o mercado de criptomoedas, coibindo as fraudes com ativos virtuais a partir da obrigação de registro das operadoras em órgãos oficiais de controle econômico. Segundo o parlamentar, com os trabalhos da comissão parlamentar de inquérito e com a nova legislação, que está entrando em vigor nestes dias, o ambiente jurídico e econômico das criptomoedas vai ser aprimorado, com mais tranquilidade para os atuais mais de 7 milhões de clientes do mercado de moedas virtuais no país.
Apresentação – Marcio Achilles Sardi