Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Deputado Reginaldo Lopes aponta que texto da reforma tributária elimina imposto cumulativo

07/06/2023 -

  • Entrevista - Dep. Reginaldo Lopes (PT-MG)

Apresentado nesta semana, o texto final do relatório do grupo de trabalho sobre o sistema tributário nacional prevê a implantação de um imposto sore valor agregado que, segundo o coordenador do colegiado, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), vai acabar com a cumulatividade de impostos. Hoje, segundo ressalta o parlamentar, quanto mas longa a cadeia produtiva, mais impostos incidem sobre bens e serviços, e a implantação de um tributo único vai inclusive diminuir o custo de produção no Brasil.

Com isso, de acordo com Reginaldo Lopes, as empresas nacionais vão aumentar sua competitividade internacional, porque vão exportar sem o peso da cumulatividade tributária, o que vai permitir a exportação de produtos com valor agregado e não apenas matérias primas e commodities.

Como consequência das mudanças no sistema tributário, o coordenador do grupo de trabalho avalia que o Brasil vai voltar a gerar empregos, porque o fortalecimento da indústria nacional provoca um movimento sistêmico na economia, estimulando o setor de serviços. Na sua avaliação, a perspectiva de crescimento econômico é de 20% nos próximos anos, com a possibilidade de aumento da renda per capita em até R$ 500 por mês.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE