Painel Eletrônico
Deputada Flávia Morais alerta para importância do rastreamento para o tratamento do câncer
01/06/2023 -
-
Entrevista - Dep. Flávia Morais (PDT-GO)
Uma das autoras da lei que garantiu o início do tratamento do câncer em até 60 dias após o diagnóstico da doença no Sistema Único de Saúde, a deputada Flávia Morais (PDT-GO) defende que o poder público aprimore a busca ativa de potenciais pacientes para detectar de forma precoce a incidência de tumores na população. Ela lembra que o câncer é uma doença sensível ao tempo, ou seja, quanto antes for descoberto, maiores as possibilidades de cura, tendo como consequência menos sofrimento para os pacientes e menos custos para o sistema.
A parlamentar está à frente de audiência pública nas comissões de Saúde e de Prevenção ao Câncer para analisar o financiamento da prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer no Brasil, e defende outro projeto de sua autoria que cria normas para o SUS rastrear o problema para indivíduos que tenham histórico na família, a partir de uma busca ativa que vem se somar ao acompanhamento já realizado pelos agentes de saúde e pelos profissionais do Programa de Saúde da Família.
Fl[ávia Morais alerta ainda que o Brasil precisa vencer diferenças regionais, em que há centros avançados de atendimento em algumas regiões, enquanto outras localidades mais afastadas há vazios de acompanhamento. Segundo a congressista, é possível implantar um atendimento móvel nessas áreas mais isoladas.
Apresentação – Marcio Achilles Sardi