Painel Eletrônico
Deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança questiona controle de preços de combustíveis e outros setores
18/05/2023 -
-
Entrevista - Dep. Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP)
Vice-líder da oposição na Câmara, o deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP) avalia que a nova política de preços de combustíveis anunciada pela Petrobras, que segue um conceito de maior controle do governo sobre os preços públicos, acaba inibindo investimentos no segmento e reduz as oportunidades de empreender. Ele explica que a mudança no regime de precificação da gasolina, gás de cozinha e outro insumos derivados do petróleo desestimula investimentos privados pelos preços baixos e alta regulamentação.
Na visão do parlamentar, os combustíveis devem seguir a lógica do livre mercado, com a presença de vários fornecedores oferecendo opções de preços. Para Luiz Philippe Orleans e Bragança, o anúncio da Petrobras é um contrassenso, já que o governo interfere na sua política de preços mas mantém os impostos sobre a gasolina e eletricidade, gerando um efeito multiplicador sobre outros segmentos da economia, enquanto boa parte dos países garantem isenções tributárias em diversos setores.
O deputado também alerta que a nova política de preços pode prejudicar a própria empresa em suas margens de lucro, em primeiro lugar prejudicando seus acionistas e reduzindo a capacidade de novos investimentos da empresa, especialmente em matrizes energéticas alternativas.
Apresentação – Marcio Achilles Sardi