Rádio Câmara

Trilha das Artes

Miguel Sanches Neto "inventa" o seu avô no último romance [REPRISE]

Miguel Sanches Neto "inventa" o seu avô no último romance [REPRISE]

13/01/2024 - 19h00

  • Miguel Sanches Neto "inventa" o seu avô no último romance (Ouça a íntegra)

Escritor com mais de quarenta obras lançadas e de grande representatividade no mercado editorial brasileiro, o paranaense Miguel Sanches Neto alimenta boa parte de sua produção literária com referências pessoais. Dotado de um estilo ficcional próprio pautado na angústia existencial e na memória afetiva, utiliza constantemente a morte como eixo narrativo, impactando o leitor por meio do sentimento de perda. 

Em Inventar um avô [Maralto Edições, 2023], Miguel Sanches Neto mergulha o leitor nos sentimentos da orfandade e passeia entre o real e o ficcional ao se aprofundar na história da imigração espanhola no Brasil.  “O livro é inspirado no fato de não haver nenhum registro do meu avô espanhol em nenhum lugar. Ele chegou ao Brasil em 1912 e desapareceu nos sertões paulistas, morrendo cedo. Tentei entender pela ficção como as famílias analfabetas que trabalharam nas lavouras de café sofreram de uma invisibilidade muito rápida. Não sabemos nem onde meu avô está enterrado. Este romance é um túmulo ficcional para ele",  explica o autor.

No programa, ele fala do tema do seu novo romance ao som de Carmina Burana (Carl Orff), The wall (Pink Floyd), Variações Goldberg (Bach) e Para Elise (Bethoven).


Produção, Reportagem e Apresentação | André Amahro

O programa mistura música, informação e opinião, além de trazer entrevistas com grandes artistas brasileiros.

Sábado, às 19h, e domingo, às 9h

MAIS CONTEÚDO SOBRE