Painel Eletrônico
Presidida pelo deputado Dorinaldo Malafaia, comissão debate aperfeiçoamento do programa Mais Médicos
17/05/2023 -
-
Entrevista - Dep. Dorinaldo Malafaia (PDT-AP)
A comissão mista que analisa a medida provisória de retomada do programa Mais Médicos está realizando uma série de audiências públicas ao longo da semana para debater ajustes ao texto encaminhado pelo Poder Executivo. O presidente do colegiado, deputado Dorinaldo Malafaia (PDT-AP), ressalta que a MP aperfeiçoa o programa, criado em 2013, especialmente no que se refere a garantias trabalhistas e à fixação de bolsas para o profissional que se estabelece em áreas isoladas.
Ele aponta, por exemplo, que não está prevista a mediação da Organização Panamericana de Saúde (Opas) ou de outros países na contratação dos profissionais. O programa dá preferência a médicos formados no país, em seguida a brasileiros que obtiveram seu diploma no exterior e só então, caso as vagas não sejam preenchidas, estabelece uma rodada de chamamento a profissionais estrangeiros com diploma validado no Brasil.
Segundo Dorinaldo Malafaia, desde o seu surgimento, o programa Mais Médicos contribuiu para a melhoria dos indicadores de saúde no país. Ele, que foi secretário de Saúde no Amapá, cita a redução das taxas de mortalidade infantil de 27% para 17%, com a multiplicação nas equipes de saúde de família, atendimento a mulheres grávidas e, em outros segmentos, na extensão das ações de acompanhamento de pacientes com diabetes, hipertensão, bem como idosos e comunidades isoladas.
Apresentação – Marcio Achilles Sardi