Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Deputado Evair Vieira de Melo não vê legitimidade do MST na condução da lista de reforma agrária

27/04/2023 -

  • Entrevista - Dep. Evair Vieira de Melo (PP-ES)

O deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES), vice-líder da oposição na Câmara, reconhece a necessidade de um programa de reforma agrária e distribuição de terras no campo, mas recusa o protagonismo do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra na definição da lista de famílias contempladas com os assentamentos. Segundo ele, a comissão parlamentar de inquérito que vai avaliar as ações do MST deve denunciar os crimes da entidade, como a invasão de propriedades públicas e privadas e a destruição de patrimônio, bem como os financiadores dos atos.

Para o deputado, o movimento criou uma indústria de trabalhadores sem terra porque, na década de 1990, apresentou uma lista de 40 mil famílias ao então governo federal e continua a atuar mesmo após o assentamento de mais de 1,3 milhão de unidades. No governo passado, Evair Vieira de Melo alega que não houve nova distribuição de terras porque a administração focou na titulação das propriedades já ocupadas legalmente por famílias de agricultores.

Na visão do parlamentar, a reforma agrária não pode ser resumida à distribuição de lotes para plantio, mas deve vir acompanhada de programas de crédito, assistência técnica, extensão rural, e o governo ainda deve promover a logística para facilitar a produção e seu escoamento.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo