Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Plenário pode votar projeto do deputado Bibo Nunes que obriga indicação de locais violentos nos GPS

19/04/2023 -

  • Entrevista - Dep. Bibo Nunes (PL-RS)

Com urgência já definida, está pronto para ser votado em Plenário projeto do deputado Bibo Nunes (PL-RS) que obriga os aplicativos que usam o sistema GPS a indicarem os locais violentos nos mapas de navegação, para evitar que motoristas e pedestres sejam abordados em regiões controladas pelo crime. O parlamentar ressalta que a medida não vai gerar custos adicionais para as empresas, que vão receber as informações das secretarias estaduais de segurança.

O projeto define que apenas os dados oficiais devem ser utilizados pelos desenvolvedores dos aplicativos, para evitar que indicações deturpadas sejam inseridas por agentes mal intencionados, levando a orientações incorretas para os usuários dos serviços.

Bibo Nunes contesta o argumento de que as informações públicas vão desvalorizar os imóveis, já que o mercado já tem conhecimento sobre os locais sujeitos à violência, e acrescenta que as comunidades já são estigmatizadas pela criminalidade a que são submetidas. O parlamentar alega que, justamente, a indicação explícita vai forçar as autoridades públicas a tomarem medidas para diminuir os índices de crimes nas regiões.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo