Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Proposta do deputado Zé Trovão reivindica retorno ao percentual de 10% de biocombustível no diesel

18/04/2023 -

  • Entrevista - Dep. Zé Trovão (PL-SC)

O deputado Zé Trovão (PL-SC) defende que a mistura de biodiesel no diesel combustível retorne a 10%, anulando decisão do Conselho Nacional de Política Energética que aumentou o percentual para 12%, e progressivamente para 15% até 2026. Na avaliação do parlamentar, são necessárias pesquisas que envolvam vários setores para buscar uma solução aos problemas mecânicos causados pelas características próprias do biocombustível. Ele acusa o governo de mudar a composição do diesel para satisfazer aos interesses dos produtores.

Zé Trovão reitera que não é contra a mistura, e considera a política importante para a preservação ambiental, mas alerta que as características do biodiesel provocam danos aos motores dos caminhões e outros veículos movidos a diesel. Ele explica que a parcela de biodiesel na mistura atrai toda a umidade presente no interior dos tanques, criando uma borra que entope bombas, bicos injetores e filtros de combustível.

Responsável pelo pedido de realização de audiência pública na Comissão de Viação e Transportes da Câmara, o parlamentar espera que a longo prazo a qualidade do biodiesel melhore, inclusive para contribuir para o crescimento da agricultura familiar e da produção dos grandes agricultores.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo