Rádio Câmara

Resumo da Semana

Deputados debatem segurança nas escolas, 100 dias do novo governo e formação de blocos parlamentares

14/04/2023 - 08h00

  • Deputados debatem segurança nas escolas, 100 dias do novo governo e formação de blocos parlamentares

Numa semana em que sete ministros compareceram a comissões da Câmara, os debates em Plenário foram dominados pela avaliação de medidas para combater os ataques violentos às escolas. Os deputados defenderam medidas de cunho social e apoio psicológico, mas também o aumento da segurança nos perímetros escolares.

Houve ainda debates divergentes sobre os 100 dias do governo Lula, completados na segunda-feira. Enquanto governistas exaltaram o relançamento de programas sociais e o reconhecimento internacional, a oposição criticou a proposta de âncora fiscal e as mudanças no marco regulatório do saneamento.

Ao mesmo tempo, as bancadas se movimentaram com a formação de mais um bloco parlamentar, composto por nove partidos e 173 deputados. É o segundo acordo entre legendas, depois da criação de ouro bloco que reúne 142 parlamentares de cinco partidos.

Em Plenário, foi votado um projeto de decreto legislativo que confirma o acordo de serviços aéreos firmado por Brasil e Portugal em 2021, além de quatro urgências para a tramitação mais rápida de propostas, segundo resume a repórter Ana Raquel Macedo, editora-chefe da Rádio Câmara.

Apresentação – Ana Raquel Macedo e Marcio Achilles Sardi

Um resumo dos principais fatos da semana nas comissões e no plenário da Câmara dos Deputados

Sexta-feira, às 8h, dentro do programa Painel Eletrônico, e sábado, às 7h