Trilha das Artes
A incursão da atriz Louise Cardoso pelo teatro do absurdo [REPRISE]
27/01/2024 - 19h00
-
A atriz Louise Cardoso e o teatro do absurdo (Ouça a íntegra)
-
A atriz Louise Cardoso e o teatro do absurdo (Bloco único)
FOTO: Cristina Granato
A atriz Louise Cardoso está em cena com a peça Os bolsos cheios de pão, dirigida por Fernando Philbert com textos do romeno naturalizado francês Matei Visniec. Ao lado de Luiz Octavio Moraes, ela passeia pelo sempre irreverente, crítico e hilariante teatro do absurdo, nessa comédia onde, finalmente, Godot, o personagem icônico de Samuel Beckett, entra em cena pela primeira vez.
Louise Cardoso - que encarnou a atriz Leila Diniz no cinema - se profissionalizou em 1976. Em sua memória afetiva-profissional, O Tablado – escola de improvisação teatral criada por Maria Clara Machado, no Rio de Janeiro – é muito importante. Ela encara essa produção teatral como uma forma de homenagear O Tablado, inclusive revisitando alguns personagens masculinos que interpretou, Pluft, por exemplo, e também Dansen, um vendedor de porcos na peça que foi ensaiada no Tablado, O Beco do Brecht sob a direção de João Carlos Motta.
No programa, Louise Cardoso fala da nova montagem e de outros projetos ao som das suas sugestões musicais: Adagietto - Sinfonia n. 5, de Mahler; Paralelas, de Belchior, com Vanusa; Beatriz, de Edu Lobo e Chico Buarque, com Edu Lobo e Milton Nascimento; (I Can't Get No) Satisfaction, com Rolling Stones; e Epitáfio, com Titãs.
Produção, Reportagem e Apresentação | André Amaro