Rádio Câmara

Salão Verde

Frentes parlamentares 2023: consensos e embates

Frentes parlamentares 2023: consensos e embates

03/04/2023 - 12h00

  • Frentes parlamentares 2023: consensos e embates

Aos poucos, os novos deputados e senadores que tomaram posse em fevereiro lançam ou recriam frentes parlamentares para aprofundar a articulação de temas específicos no Congresso Nacional. Trata-se de influentes grupos suprapartidários que já ajudaram a implementar expressivos avanços legislativos no país. Salão Verde apresenta as prioridades das frentes parlamentares direta e indiretamente ligadas ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável. As frentes ambientalista e da agropecuária, por exemplo, mantêm posições antagônicas, mas buscam “pontes” e consensos diante dos evidentes efeitos das mudanças climáticas. Conheça também as principais articulações das frentes que tratam de questões indígenas, favelas em áreas de risco de enchentes, reciclagem, energias renováveis, defesa dos animais, entre outras.

Pontos de vista nesta edição: Jean Paul Prates, presidente da Petrobras; João Paulo Capobianco, secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima; Joenia Wapichana, presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai); Mauro Henrique Moreira Souza, diretor-geral da Agência Nacional de Mineração (ANM); Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar; Ricardo Young, diretor do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS); e Rodrigo Agostinho, presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Deputados: Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), Célia Xakriabá (Psol-MG), Célio Studart (PSD-CE), Júlio Lopes (PP-RJ), Max Lemos (Solidariedade-RJ), Nilto Tatto (PT-SP), Pedro Lupion (PP-PR), Vinícius Carvalho (Republicanos-SP), Zé Silva (Solidariedade-MG) e Zé Vítor (PL-MG).

Produção - Lucélia Cristina
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.