Rádio Câmara

Reportagem Especial

A reconstrução do patrimônio público depois do 08 de janeiro - Capítulo 2

28/03/2023 - 08h00

  • A reconstrução do patrimônio público depois do 08 de janeiro - Capítulo 2

Capítulo 1

Por que símbolos e valores que depositamos em objetos, prédios e instituições são tão importantes e precisam ser preservados? Especialistas e trabalhadores que vivem o dia a dia de instituições como a Câmara dos Deputados falam das marcas deixadas pela destruição depois do dia 08 de janeiro. E ajudam a pensar sobre a relação do patrimônio histórico e cultural com a construção do próprio sentido do que é ser brasileiro.

Capítulo 2

Equipes de funcionários trabalharam incessantemente após as invasões ao prédio da Câmara no dia 08 de janeiro. O cuidado e a velocidade com que a restauração dos danos se deu demonstram um investimento histórico na preservação do patrimônio da Casa. Alguns dos primeiros servidores que chegaram à Câmara depois dos atentados contam a história da reconstrução dos bens atingidos pela violência.

Entrevistas nesse capítulo: Rosa de Araújo, trabalhadora de serviços gerais da Câmara dos Deputados; Gilcy Rodrigues, chefe do serviço de conservação da Câmara dos Deputados; Adilson Paz, diretor da Coordenação de Segurança Orgânica do Departamento de Polícia Legislativa da Câmara dos Deputados.

Capítulo 3

O vandalismo que atingiu a sede do Poder Executivo no dia 08 de janeiro abre uma era de reavaliação da política de preservação do acervo que compõe o Palácio do Planalto e também o Palácio da Alvorada, onde trabalham e vivem os presidentes da República durante o mandato.

Capítulo 4

Antiga sede da presidência da República, o Palácio do Catete, é um patrimônio cultural que faz parte do cotidiano dos cariocas. Exemplo de educação patrimonial, os projetos do museu em que o Palácio se transformou aproximam o acervo histórico de quem mora no Rio e dos turistas que visitam a cidade. Depois dos eventos do dia 08 de janeiro em Brasília, quem trabalha em instituições atingidas pelos vândalos aponta a educação patrimonial como um dos caminhos mais importantes que temos pela frente.

Capítulo 5

No Legislativo, uma série de propostas desencadeou debates sobre mudanças nas leis que tratam de crimes contra o Estado Democrático de Direito e outros temas que surgiram a partir dos eventos no início do ano.

A abordagem em profundidade de temas relacionados ao dia a dia da sociedade e do Congresso Nacional.

De segunda a sexta, às 3h, 7h20 e 23h