Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Deputado José Priante espera uma conciliação entre conservação ambiental e desenvolvimento sustentável

23/03/2023 -

  • Entrevista - Dep. José Priante (MDB-PA)

Novo presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o deputado José Priante (MDB-PA) espera que o colegiado assuma o protagonismo nas discussões que conciliem o crescimento econômico e a conservação ambiental. Para ele, além da simples preservação, que muitas vezes transforma áreas em santuários intocados quando poderiam ser explorados de maneira inteligente e sustentável, com o auxílio da tecnologia e tendo o ser humano como personagem central.

Na visão do parlamentar, a realização anunciada da próxima conferência das Nações Unidas sobre o clima em Belém, no ano de 2026, pode contribuir para que o mundo conheça a realidade da população da Amazônia e forneça apoio para a substituição de atividades devastadoras ao meio ambiente por processos que aproveitem a bioeconomia da região e favoreçam políticas de reflorestamento, de saneamento básico e de regularização fundiária.

José Priante defende, por outro lado, que a riqueza mineral do subsolo deve ser utilizada a favor do Brasil, com a prática mineratória racional e sustentável, combinada com a preservação e dentro da legalidade. No entanto, o congressista repudia atividades ilegais que devastam parques nacionais ou outras unidades de conservação e também territórios indígenas.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo