Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Deputado Júlio Lopes aponta que a digitalização vai contribuir para simplificar o sistema tributário brasileiro

22/03/2023 -

  • Entrevista - Dep. Júlio Lopes (PP-RJ)

Relator do grupo de trabalho criado para debater e propor iniciativas de digitalização e desburocratização no poder público, especialmente no sistema tributário nacional, o deputado Júlio Lopes (PP-RJ) aponta que a reforma tributária deve ter um viés digital, para conversar com a modernidade e facilitar a vida do cidadão e das empresas. Ele avalia que a digitalização de todas as apurações fiscais das empresas e pessoas físicas vai permitir um acompanhamento diário das obrigações dos contribuintes com a Receita, nos três níveis da federação, gerando uma simplificação que pode inclusive aumentar a arrecadação de tributos sem a necessidade de alterar alíquotas.

Por outro lado, a migração de todas as operações tributárias para o meio digital vai provocar economia para as empresas, que hoje precisam de estruturas extensas para a apuração de impostos. Júlio Lopes tem apresentado o tema a grandes companhias e a entidades setoriais e percebe uma grande aceitação pela busca de modernidade nas relações privadas com o Fisco.

O grupo de trabalho a ser relatado por Júlio Lopes vai acompanhar as discussões da comissão especial da reforma tributária e o deputado já tem apresentado suas propostas aos demais parlamentares e também a setores do governo, buscando uma atuação conjunta para acelerar o debate sobre o tema.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo