Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Reforma tributária deve ter políticas para diminuir desigualdade de gênero, afirma a deputada Denise Pessoa

21/03/2023 -

  • Entrevista - Dep. Denise Pessôa (PT-RS)

Evento realizado pela Secretaria da Mulher da Câmara debate a reforma tributária com recorte de gênero, sob mediação da deputada Denise Pessôa (PT-RS). A deputada ressalta que o debate sobre a questão tributária com ênfase nas políticas para as mulheres não significa que vai haver taxações específicas, mas entender como o segmento feminino da sociedade é inserido nas relações econômicas e de que forma acabam pagando mais impostos ou ganhando menos do que os homens, o que provoca impactos tributários.

Denise Pessoa aponta que muitas mulheres são chefes da família, responsáveis pelos filhos e pela economia de uma casa, e sofrem diretamente a tributação sobre os produtos da cesta básica, por exemplo. Para a deputada, essa situação contribui para reproduzir desigualdades econômicas que fazem com que as mulheres, por exemplo, recebam menos do que os homens.

E o problema, acrescenta a congressista, é ainda mais grave entre as mulheres negras, cujo rendimento médio é de 44,4% inferior ao dos homens brancos. Em paralelo às discussões tributárias, no mundo do trabalho, acrescenta Denise Pessoa, é preciso discutir a vida profissional das mulheres e suas tarefas paralelas como responsáveis pelos cuidados com os filhos, e os idosos, o que muitas vezes é aprofundado pela situação de informalidade no mercado para muitas mulheres.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE