Rádio Câmara

Trilha das Artes

Herança, novo romance de Jacques Fux, estampa os traumas transgeracionais do Holocausto [REPRISE]

Herança, novo romance de Jacques Fux, estampa os traumas transgeracionais do Holocausto [REPRISE]

20/01/2024 - 19h00

  • Herança, novo romance de Jacques Fux (Bloco único)

  • Herança, novo romance de Jacques Fux (Ouça a íntegra)

O ficcionista, ensaísta e tradutor mineiro Jacques Fux acaba de lançar o livro Herança [Editora Maralto], novo romance - em forma de diário - que aborda mais uma vez testemunhos sobre o Holocausto.  Com posfácio de Christian Dunker, o livro é uma autêntica história de três vozes femininas combatendo o sofrimento, o apagamento das narrativas e a violação da própria humanidade.

Fux fala desse novo rebento literário e de sua literatura ao som da sua seleção musical: Pais e Filhos, com Legião Urbana; Tempo Rei, com Gilberto Gil; If I were a rich man, de Bernard Spear (tema do filme O violinista no telhado); e O quereres, com Caetano Veloso.

SOBRE O ARTISTA

Jacques Fux é ficcionista, ensaísta e tradutor. Graduado em Matemática e mestre em Computação, tem doutorado em Literatura Comparada pela UFMG e pela Université de Lille (França). Foi pesquisador na Universidade de Harvard de 2012 a 2014. É autor dos romances Antiterapias, vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura, Brochadas, Prêmio Nacional Cidade de Belo Horizonte, Meshugá, vencedor do Prêmio Manaus, e Nobel; dos ensaios Literatura e Matemática, vencedor do Prêmio Capes e finalista do APCA, Georges Perec e Ménage literário; e dos infantis O enigma do infinito, Selo Altamente Recomendável FNLIJ e finalista do Jabuti, e Um labirinto labiríntico, vencedor do Prêmio Paraná Digital. Seus livros e contos já foram publicados na Itália, no México, no Peru, em Israel, nos Estados Unidos e na França.


Produção, Reportagem e Apresentação | André Amaro

O programa mistura música, informação e opinião, além de trazer entrevistas com grandes artistas brasileiros.

Sábado, às 19h, e domingo, às 9h

MAIS CONTEÚDO SOBRE