Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Relatado pela deputada Ana Paula Leão, projeto aprovado cria mês de conscientização sobre a saúde bucal

20/03/2023 -

  • Entrevista - Dep. Ana Paula Leão (PP-MG)

Proposta relatada pela deputada Ana Paula Leão (PP-MG) institui o mês de julho como período de conscientização e promoção da saúde bucal, intitulado Julho Neon, com a realização de campanhas nacionais de conscientização da população sobre o assunto. Na visão da parlamentar, é preciso criar programas que possam orientar a população nas próprias unidades básicas de saúde vinculadas ao SUS e também nas equipes do Programa de Saúde da Família, aprimorando a gestão do Sistema Único de Saúde.

Ela lembra que o serviço público de saúde oferece serviços odontológicos de forma gratuita, mas nem todas as pessoas têm acesso, por dificuldades logísticas ou desconhecimento, mas o trabalho de informação das prefeituras, estados e do próprio governo federal pode ampliar o alcance publicitário sobre as políticas públicas voltadas para a saúde bucal.

Ana Paula Leão sugere que a conscientização comece desde os primeiros anos, por parte dos profissionais de saúde que prestam serviços iniciais à mãe e ao recém-nascido porque, segundo lembra a parlamentar, a limpeza das gengivas desde a infância pode estabelecer um hábito de higiene bucal e, acima de tudo, prevenir outras doenças que podem ser potencializadas pelos problemas dentários. A congressista alerta especialmente para a terceira idade, porque o envelhecimento da população provoca a queda da dentição e problemas de mastigação.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo