Rádio Câmara

Painel Eletrônico

À frente da Comissão de Legislação Participativa, deputado Zé Silva espera dinamizar a atuação da sociedade

20/03/2023 -

  • Entrevista - Dep. Zé Silva (Solidariedade-MG)

Eleito para a Presidência da Comissão de Legislação Participativa, o deputado Zé Silva (Solidariedade-MG) antecipa que o colegiado pretende retomar o ritmo de proposições apresentadas pela sociedade nos mesmos níveis registrados antes da pandemia de Covid-19. Ele resgata que, em 2005, foram 107 propostas vindas dos segmentos organizados da população, contra apenas 49 em 2020, primeiro ano do coronavírus, mesmo com a disponibilidade dos canais digitais de interação da Câmara.

O congressista observa que os deputados federais e estaduais e também os vereadores são os representantes da população, mas é possível estabelecer e aprimorar a participação direta da sociedade no Parlamento federal, tanto em instâncias como a CLP quanto em manifestações no Portal da Câmara e no contato direto com os eleitos

Zé Silva antecipa que a comissão já deve iniciar os trabalhos nesta semana, com a apreciação de requerimentos sobre temas como as atividades econômicas de comunidades quilombolas, relação entre os planos de saúde e seus usuários, agricultura familiar e outros assuntos, inclusive com a presença na Câmara de representantes desses segmentos. Ele acredita que o seu papel, junto aos demais 17 titulares e 18 suplentes do colegiado é dar voz especialmente a setores da sociedade que menos têm acesso aos canais de atuação política.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo