Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Procuradora da Mulher, deputada Maria Rosas celebra projetos apresentados e aprovados pela bancada feminina

06/03/2023 -

  • Entrevista - Dep. Maria Rosas (Republicanos-SP)

A programação da Câmara dos Deputados pelo mês da mulher inclui sessão solene, no Plenário Ulysses Guimarães, a ser realizada no próprio dia 8 de março. Procuradora da Mulher da Câmara, a deputada Maria Rosas (Republicanos-SP) aponta que os eventos programados celebram as conquistas sociais, políticas e econômicas ao longo dos anos, com debates para conscientizar a população sobre o papel da mulher na sociedade e sobra a luta contra a desigualdade de gênero.

A parlamentar avalia que a Câmara tem papel decisivo nessas conquistas, com a discussão de projetos apresentados pela bancada feminina, mas também por deputados homens, que são direcionados à economia, empreendedorismo, saúde e fim da violência. Entre as principais matérias aprovadas recenemente, ela cita o combate à violência política contra as mulheres, o reconhecimento do crime de violência psicológica, a determinação de que o SUS forneça fisioterapia para mulheres que fizeram mastectomia e ainda o dia nacional contra a endometriose.

O primeiro projeto a ser votado nesta semana, segundo antecipa Maria Rosas, versa sobre o direito de toda mulher ter um acompanhante, uma pessoa de livre escolha, quando da realização de consultas e exames, mas ainda outros 50 projetos que foram apresentados na Secretaria da Mulher e que serão incorporados à pauta do Plenário caso haja consenso na bancada feminina.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo