Rádio Câmara

Kalimba

NETA EL KAYAM

NETA EL KAYAM

12/03/2023 - 14h00

Kalimba apresenta a cantora Neta El Kayam.

Nascida em 1980 e criada em Israel,   é a mais conhecida representante de uma música com múltiplas raízes.  A um só tempo africana, judaica,  amazigh (ou berbere, dos povos originários do deserto) e árabe, além de herdeira da música  da comunidade judia da Andalusi islâmica.

A artista descende de judeus marroquinos da cordilheira do Atlas, de língua árabe, que migraram para a Palestina em meados do século XX  e formam uma minoria Sefardi africana no Estado de Israel.  Ela assumiu o papel de porta-voz dessa comunidade, resgatando a música e a cultura de seus antepassados do Norte da África.

Neta El Kayam  tem se apresentado em salas de concerto pelo mundo afora divulgando essa expressão musical, seja com grandes orquestras, seja com um conjunto típico formado por sopros, rabeca, percussão e a guitarra oud – o antepassado árabe do nosso violão.

Texto e apresentação:    Daniel do Amaral

Trabalhos técnicos:     Marinho Magalhães

Uma grande viagem pela música da África, o continente dos sons. Kalimba mostra a evolução da música dos países africanos e apresenta a diversidade étnica e regional do continente, a partir de seus diversos estilos: a música tradicional, a música urbana, religiosa, instrumental, eletrônica, etc.

Domingo, às 14h, e segunda, à 0h.