Rádio Câmara

Salão Verde

Ações socioambientais na Cordilheira do Espinhaço

Ações socioambientais na Cordilheira do Espinhaço

06/03/2023 - 12h00

  • Ações socioambientais na Cordilheira do Espinhaço

No último programa sobre a Serra do Espinhaço, Salão Verde mostra ações socioambientais em curso na “cordilheira brasileira”, entre Minas Gerais e Bahia. O quadro “GeoLógicas” revela o nível de proteção da região por meio de parques nacionais, estaduais e municipais e dos mosaicos de unidades de conservação da natureza. A gestão territorial democraticamente ampliada pela Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço enfrenta entraves de recursos financeiros e apoio do poder público, mas se fortalece em articulações de universidades e sociedade civil. Entre os exemplos dessa articulação estão ações de pesquisas científicas, educação ambiental, unidades de conservação privadas (RPPNs) e uma mega trilha de 700 km – a Transespinhaço – conectando alguns dos cantos e encantos dessa cadeia de montanhas. Foto: Cachoeira do Tabuleiro-MG (Guilherme Okano/WikiParques)

Pontos de vista nesta edição: Miguel Ângelo Andrade, biólogo, professor da PUC-Minas e coordenador da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço; Bernardo Machado Gontijo, geógrafo, doutor em desenvolvimento sustentável e coordenador do Grupo Integrado de Pesquisas do Espinhaço da Universidade Federal de Minas Gerais (GIPE/UFMG); Alexander Araújo de Azevedo, biólogo, doutor em ecologia e conservação e presidente do Instituto Biotrópicos (MG); Cleiton Silva Santos, guia da Associação de Condutores e Guias de Lençóis-BA (ACVL); e Márcio Caires, líder da Rede Ação Griô na Chapada Diamantina-BA. Deputados Cláudio Cajado (PP-BA) e Rogério Correia (PT-MG).

Produção - Lucélia Cristina
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.