Rádio Câmara

Kalimba

FILIPE MUKENGA

FILIPE MUKENGA

05/03/2023 - 14h00

Kalimba apresenta um mestre da música angolana: Filipe Mukenga.  Ele nasceu em Luanda em 1949, ainda criança foi viver em Cabinda, no norte do país. Cedo ele desenvolveu o gosto pela música, tornando-se fã dos Beatles. Com 15 anos tornou-se vocalista da banda jovem Os Indômitos.

Em 1980, após a independência de Angola, o governo de Luanda convidou 65 artistas brasileiros para conhecer o país. Nesse grupo estavam Martinho da Vila, Djavan, Chico Buarque, Dorival Caymmi, Clara Nunes, entre outros. Filipe Mukenga encantou os brasileiros com suas canções.

Desde então tem uma ligação muito forte com o Brasil.  Em 1983 ele excursionou por aqui a convite de Martinho da Vila, junto com outros artistas angolanos no projeto Canto Livre de Angola. Em 1999 participou da inauguração da Casa de Angola na Bahia, e de projetos com Djavan, Ney Matogrosso, Zélia Duncan e Cássia Eller.

Somente em 1990 saiu seu primeiro álbum de estúdio, intitulado Novo Som, inaugurando uma nova fase de sua carreira em Lisboa, onde viveu por 14 anos. Em 2003 lançou o álbum Minbu Iami (minhas canções, na língua umbundu) e em 2013 seu mais recente trabalho de estúdio, O Meu Lado Gumbe.

Com mais de 70 anos, Filipe Mukenga  continua em plena atividade em Angola, dando entrevistas, fazendo shows e recebendo homenagens de seus fãs.

Texto e apresentação:    Daniel do Amaral

Trabalhos técnicos:     Marinho Magalhães

Uma grande viagem pela música da África, o continente dos sons. Kalimba mostra a evolução da música dos países africanos e apresenta a diversidade étnica e regional do continente, a partir de seus diversos estilos: a música tradicional, a música urbana, religiosa, instrumental, eletrônica, etc.

Domingo, às 14h, e segunda, à 0h.