Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Deputado Delegado Matheus Laiola elenca prioridades e projetos da frente parlamentar em defesa dos animais

27/02/2023 -

  • Entrevista - Dep. Delegado Matheus Laiola (UNIÃO-PR)

Com a experiência de ter comandado a única delegacia do meio ambiente do Paraná, o deputado Delegado Matheus Laiola (UNIÃO-PR) aponta que 90% das ocorrências atendidas se refere a maus tratos contra cães e gatos. O novo parlamentar avalia que o Brasil vem aprimorando a legislação de forma gradativa mas que os avanços não são acompanhados tanto pelos gestores quando pela sociedade.

O deputado também pretende apresentar propostas que endureçam a legislação contra o comércio ilegal de animais silvestres, a terceira modalidade de tráfico mais rentável no Brasil, atrás apenas da venda ilegal de armas e drogas. Delegado Matheus Laiola destaca estatísticas de que a cada animal que chega a uma casa de família, nove morrem no processo de captura e transporte, e ressalta que o receptador também deve ser responsabilizado pelo contrabando de animais.

Na visão do parlamentar, o poder público deve reforçar a estrutura de proteção aos direitos dos animais, ao lembrar que muitos estados não têm sequer uma delegacia especializada. Uma das propostas do deputado é capacitar as forças de segurança para atender ocorrência de maus tratos contra os animais.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE