Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Deputado Pedro Aihara integra comissão externa para acompanhar compensações em Mariana e Brumadinho

16/02/2023 -

  • Entrevista - Dep. Pedro Aihara (PATRIOTA-MG)

A Câmara criou comissão externa para acompanhar a sequência do processo de reparação ambiental e econômica devido ao rompimento da barragem do Fundão, no distrito de Bento Rodrigues, pertencente ao município de Mariana, Minas Gerais, usada como depósito dos rejeitos de minério de ferro explorados pela empresa Samarco. Integrante do colegiado, composto por 10 parlamentares, o deputado Pedro Aihara (PATRIOTA-MG) atuou como porta-voz do Corpo de Bombeiros tanto no desastre ocorrido em Mariana em 2015 quanto no rompimento da barragem de Brumadinho, em 2019, num saldo total próximo a 300 mortes nos dois crimes ambientais.

Um das principais preocupações é com a natureza do pacto acordado, com a criação de uma fundação para efetuar as compensações em Mariana, já que a Renova tem como diretores representantes da própria empresa, e por isso o congressista defende a garantia de que todas as partes sejam ouvidas no processo de repactuação. Já em Brumadinho, os acordos com as famílias já estão sendo executados, a partir dos problemas verificados na experiência das negociações pelo rompimento da barragem do Fundão.

Pedro Ahiara também ressalta que a responsabilização criminal contra os diretores da empresa, técnicos que assinaram os laudos e empresas de auditoria deve avançar.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo