Rádio Câmara

Reportagem Especial

Migrantes - Capítulo 2

14/02/2023 - 08h00

Capítulo 1

O Afeganistão é um país asiático de 40 milhões de habitantes, que faz fronteira com Irã e Paquistão. Em 2021, o grupo extremista Talibã retomou o poder, impondo uma série de restrições aos cidadãos. O resultado foi uma fuga em massa da população. Desde o início de 2022, muitos afegãos estão vindo para o Brasil e passando por dificuldades para serem acolhidos no país. A situação deles está sendo discutida em uma Comissão Mista do Congresso.

 

Capítulo 2

A crise econômica e social que se abateu sobre a Venezuela fez com que a imigração aumentasse muito. O Brasil vem recebendo parte desta população, principalmente pela fronteira com Roraima. O governo federal instituiu, em 2018, a Operação Acolhida, para organizar a entrada dos vizinhos. Uma comissão mista do Congresso Nacional discute como será o futuro da operação com a mudança de governo.

Entrevistas nessa edição:  Anna Paula Mamede, representante do Ministério das Relações Exteriores; Joel Brito, representante dos refugiados venezuelanos; Silvia Sander, do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados; Socorro Tabosa, da Organização Internacional para as Migrações; padre Agnaldo de Oliveira Júnior, diretor nacional do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados do Brasil; e os deputados Tulio Gadêlha (Rede-PE) e Nicoletti (UNIÃO-RR).

 

Capítulo 3

Enchentes, secas extremas, ciclones, furacões, terremotos. É grande a lista de fenômenos naturais que obrigam as pessoas a saírem de suas casas e procurar novo destino. As discussões sobre esse tipo de deslocamento mostram que é urgente se preparar para enfrentar, de maneira diferente, todas essas emergências.

A abordagem em profundidade de temas relacionados ao dia a dia da sociedade e do Congresso Nacional.

De segunda a sexta, às 3h, 7h20 e 23h