Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Deputada Célia Xakriabá ressalta que os povos indígenas protegem 80% da diversidade ambiental do planeta

07/02/2023 -

  • Entrevista - Dep. Célia Xakriabá (Psol-MG)

A importância da demarcação e manutenção das terras indígenas, no Brasil e no mundo, se reflete na preservação ambiental já que, segundo a deputada Célia Xakriabá (Psol-MG), os territórios dos povos originários representam 80% da diversidade preservada em todo o planeta, fundamental para conter as mudanças climáticas. A população indígena representa, em comparação, apenas 1% da sociedade brasileira.

A deputada aponta que ainda há um passivo expressivo de garantia das terras a nações indígenas em todas as regiões do país. Além disso, muitos territórios são invadidos para atividades de garimpo e desmatamento, o que faz a deputada alertar para a necessidade da redemocratização do uso da terra para garantir a proteção do país e do planeta.

O garimpo e o desmatamento, aliás, são apontados por Célia Xakriabá como responsáveis pelo que chamou de ecocídio contra o povo Yanomami e contra suas terras, com notícias de mortes e estupros contra as mulheres indígenas. A parlamentar ressalta que as nações indígenas promovem o uso da terra de forma sustentável, gerindo projetos de bioeconomia.

Para a congressista, por outro lado, a criação do Ministério dos Povos Indígenas é um momento histórico sem paralelo no mundo, e pode contribuir para que o Poder Executivo implante políticas públicas para as nações originárias, promovendo uma reparação histórica.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo