Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Indicado ao TCU, deputado Jhonatan de Jesus defende mais orientação e menos punições às prefeituras

06/02/2023 -

  • Entrevista - Dep. Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR)

Indicado pela Câmara dos Deputados para assumir o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União, o deputado Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR) aponta que seu papel vai ser auxiliar previamente o Parlamento, o governo federal, as administrações estaduais e as prefeituras para que os processos de licitação e compras públicas evitem erros cometidos pela falta de orientação técnica por parte dos órgãos de controle. Muitas vezes, segundo ele, prefeitos e secretários municipais não têm estrutura em suas cidades para conhecer todos os normativos específicos para a aquisição de bens públicos, realização de obras e outros serviços públicos.

O congressista defende a retomada das obras públicas que foram paralisadas nos últimos anos, muitas delas, segundo ele, devido a portarias ministeriais que travaram a liberação de recursos, por questões referentes ao custo dos contratos e dificuldades de aquisição ou locação de equipamentos em determinadas regiões do país. Com isso, segundo ele, muitas obras acabam demorando mais do que o dobro do tempo previsto.

A escolha de Jhonatan de Jesus pelos deputados, na vaga constitucional que cabe à Câmara, ainda precisa ser referendada pelo Senado Federal. O deputado e futuro ministro observa que as vagas destinadas à indicação da Câmara permitem uma aproximação entre o Parlamento e o TCU, inclusive para aprimorar a análise orçamentária a cargo da Comissão Mista de Orçamento.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE