Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Deputado Rubens Pereira Júnior defende Reforma Tributária e novo arcabouço fiscal, além de retomada de vacinação e de obras

02/02/2023 -

  • Dep. Rubens Pereira Júnior (PT-MA)

O deputado Rubens Pereira Júnior (PT-MA), vice-líder do governo na Câmara, diz que a reeleição de Arthur Lira mostra a capacidade de diálogo e de articulação do presidente Lula. O parlamentar falou que não há problemas entre governo e oposição, mas com os que são contra a democracia. “Estes são nossos inimigos, aqueles que negam a democracia”, afirmou o deputado.

Rubens Pereira Júnior diz que a oposição, quando responsável, ajuda o governo a evitar erros. Para ele, o desafio é fazer essa conciliação, pelo interesse do país. O fato de todos os candidatos oficiais se elegerem para a Mesa da Câmara, respeitando a proporcionalidade dos partidos, mostra amadurecimento político, de acordo com o vice-líder. Ele considera que a oposição mais radical é um grupo muito pequeno dentro da Câmara.

Para o parlamentar, duas pautas legislativas devem ter prioridade, além de um eixo de atuação fora do Parlamento. Ele defende a reforma tributária para alterar o atual sistema, onde “quem ganha pouco, paga muito”. Segundo ele, é preciso inverter essa lógica, permitindo justiça tributária e social, diminuindo a tributação sobre o consumo e aumentando sobre renda.

A segunda pauta é o novo arcabouço fiscal. Rubens Pereira Júnior diz que o governo não defende a irresponsabilidade fiscal. Mas afirma que ela deve existir ao lado da responsabilidade social. Segundo ele, um teto de gastos como o que há hoje no Brasil, com base na inflação, não encontra paralelo no mundo. Na avalição dele, um eventual teto deveria estar vinculado à arrecadação.

O deputado ressalta ainda que a pauta fora do Parlamento inclui ações do Executivo para mudar “concretamente” a vida das pessoas. Ele cita: retomada da vacinação, mutirão de cirurgias, combate ao déficit habitacional e retomada de 14 mil obras paralisadas.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo