Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Decano da Câmara, Átila Lins compara seu primeiro mandato, em 1991, com a situação atual do Parlamento

01/02/2023 - 08h00

  • Entrevista – Dep. Átila Lins (PSD-AM)

Parlamentar com maior número de mandatos na Câmara dos Deputados, Átila Lins (PSD-AM) lembra que em sua primeira legislatura, iniciada em 1991, o Parlamento conviveu com a impeachment do então presidente Fernando Collor, em 1992, e com a CPI do Orçamento, que resultou na cassação de seis deputados acusados de desviar recursos do Orçamento Geral da União. Já na legislatura que se encerrou no dia 31 de janeiro, ele lembra que o Congresso atuou para minimizar os efeitos da pandemia de coronavírus sobre a população brasileira.

Átila Lins foi presidente da Comissão de Integração Nacional por duas vezes, e em uma oportunidade comandou a Comissão de Relações Exteriores. Na legislatura que se inicia, o parlamentar aponta que um dos principais temas que passarão pela Câmara é a reforma tributária, já que a Zona Franca de Manaus depende da distribuição ou isenção de recursos de impostos como o IPI e o IR para estimular a instalação e manutenção de empresas.

O deputado ainda observa que, ao longo das mais de três décadas que vem sendo reeleito, ele conviveu com avanços tecnológicos, que alteraram o modo de fazer política, e espera que a diminuição dos efeitos da pandemia permita que o Congresso volte a funcionar plenamente.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo