Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Deputada Maria Rosas ressalta pontos da carta-compromisso apresentada pela bancada feminina da Câmara

01/02/2023 - 08h00

  • Entrevista – Dep. Maria Rosas (REP-SP)

A bancada feminina da Câmara já começou a trabalhar para ampliar o protagonismo das parlamentares nas decisões da Casa, segundo aponta a deputada Maria Rosas (Republicanos-SP), procuradora da Mulher na Casa. Dos 513 deputados que assumem seu mandato para a nova legislatura, as mulheres somam 91 cargos, ou seja, 18% da Câmara Federal, enquanto a média observada internacionalmente chega a 26%, o que representaria 135 vagas.

No início desta semana, a bancada de mulheres apresentou uma carta-compromisso para a 57ª legislatura, defendendo, entre outros pontos: inclusão da bancada feminina na composição do Colégio de Líderes do Congresso Nacional; autonomia para a Secretaria da Mulher, a exemplo do que ocorre com as comissões permanentes da Câmara; participação da bancada feminina no rodízio das relatorias; participação de mulheres nas mesas e presidências das comissões permanentes, especiais e temporárias de no mínimo 30%, além do Colégio de Líderes; e garantia de não serem pautados temas que promovam retrocesso e supressão de direitos já garantidos às mulheres.

Maria Rosas aponta ainda que a Procuradoria da Mulher tem atuado junto às câmaras de vereadores e assembleias legislativas, para a implantação de instâncias de representatividade semelhantes nos municípios e estados, o que fez com que as procuradorias municipais de mulheres saltassem de 170 em 2018 para perto de 500 no segundo semestre do ano passado.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo