Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Negros na Câmara vão trabalhar em pautas para a população preta e parda, segundo a deputada Sílvia Cristina

01/02/2023 - 08h00

  • Entrevista – Dep. Silvia Cristina (PL-RO)

Na visão da deputada Sílvia Cristina (PL-RO), o crescimento do número de deputados pretos e pardos na Câmara para 134 parlamentares vai ter resultado caso a bancada atue em conjunto nas pautas convergentes em favor da população negra brasileira. A congressista observa que uma das áreas mais delicadas está nos direitos trabalhistas, porque os negros recebem menos do que os brancos por atividades iguais, apesar de terem as mesmas responsabilidades, sabedoria e aptidão.

Sílvia Cristina credita parte desse crescimento à emenda constitucional de 2021 que prevê incentivos para as candidaturas de negros e mulheres, estabelecendo que os votos recebidos por eles contam em dobro para fins de distribuição dos recursos dos fundos partidário e de financiamento das campanhas eleitorais. A própria deputada dobrou seus votos em relação ao seu primeiro mandato, conquistado em 2018, sendo a segunda candidata mais votada em Rondônia.

A parlamentar avalia que o aumento de representantes negros na Câmara deve servir para a formação de novas lideranças políticas que possibilitem o fortalecimento da participação do segmento nas discussões políticas nacionais. Dados do IBGE de 2021 revelam que a população preta representa 9,1% da sociedade brasileira, e os pardos são 47%.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE